Notícias

    

Compartilhar:

Parceria Votorantim pela Educação

53 municípios brasileiros iniciam atividades de formação em gestão educacional, escolar e mobilização social. As ações têm como foco a melhoria da educação pública.

Durante os meses de abril e maio, profissionais das Secretarias de Educação além de diretores e coordenadores pedagógicos de escolas de 53 municípios de 16 estados brasileiros participarão de ações de formação em gestão educacional e gestão escolar. Também serão realizadas atividades com sociedade civil para mobilização social pela educação. As atividades fazem parte do Ciclo I do PVE – Parceria Votorantim pela Educação, iniciativa realizada pelo Instituto Votorantim e empresas do Grupo com parceria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

Neste primeiro ciclo, cerca de 30 profissionais das escolas e 20 profissionais das Secretarias de cada um dos municípios envolvidos participarão de uma oficina de formação com duração de três a seis dias. Estes encontros são conduzidos por formadores, especialistas em educação da Comunidade Educativa CEDAC. Podem ocorrer com foco em um município específico (modalidade individual) ou com um grupo de dois a quatro municípios vizinhos que trabalham temas tranversais à região de forma coletiva (modalidade Polo).  

Além dos encontros presenciais, que incluem reuniões de formação com os profissionais de educação e trabalho de campo nas escolas, cada ciclo de formação também prevê atividades práticas em ambiente virtual de aprendizagem. Cada Secretaria Municipal de Educação optou por uma das 3 temáticas disponíveis, visando o desenvolvimento de competências de gestores educacionais e escolares: Avaliação Participativa para Melhoria da Aprendizagem, Espaço Escolar como Ambiente de Aprendizagem ou Gestão Pedagógica Inclusiva. Cada temática tem um desdobramento na mobilização social, por meio do desenvolvimento respectivamente dos temas: Fortalecimento do Conselho Escolar, Transformação de espaços educativos e Pacto Social por uma Escola Inclusiva. Na frente de mobilização social, todos os municípios serão estimulados a engajar jovens para o Desafio Criativos da Escola, iniciativa do Instituto Alana que promove o protagonismo juvenil.

Fazem parte do PVE 2017, os municípios de Água Clara, Alcobaça, Alumínio, Apiúna, Araçariguama, Aracruz, Araripina, Aripuanã, Barra Mansa, Belmiro Braga, Brasilândia, Cachoeira, Camaçari, Campo Belo do Sul, Cantagalo, Caçapava do Sul, Celso Ramos, Cerqueira Cesar, Conceição da Barra, Curral Novo, Divinolândia, Esmeralda, Governador Mangabeira, Ibirama, Ibiúna, Igaratá, Itapetininga, Juiz de Fora, Juquiá, Juquitiba, Laranjeiras, Lontras, Maragogipe, Matão, Miracatu, Montanha, Niquelândia, Pinheiro Machado, Piraju, Pratânia, Primavera, Resende, Ribeirão Claro, Rio Branco do Sul, Rondon do Pará, Santa Filomena, São Felix, São Gonçalo do Abaeté, São Simão, Selviria, Três Marias, Vazante e Xambioá.

Parceria Votorantim pela Educação

Iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado sobre o IDEB - O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.