Não deixe seu negócio correr riscos no mercado de energia

A energia é um ativo volátil, que depende do clima, da quantidade de chuvas, dos níveis dos reservatórios, etc. Seu preço varia ao longo do tempo e, por isso, é essencial que as negociações de compra e venda de energia sejam analisadas e calculadas com cautela, evitando que seu negócio seja prejudicado por variações de custos não previstos.

Nosso know-how garante que empresas do Mercado Livre de Energia comprem energia para os próximos meses ou anos a um preço pré-determinado. Sem riscos financeiros, seu negócio tem mais oportunidades garantidas de crescimento.

    

Como podemos ajudar você

Contratos de compra e venda de energia

Negociação bilateral de energia convencional ou incentivada, com contratos de curto, médio e longo prazos.

Operações financeiras

Soluções de fluxos de caixa e proteção contra variações de preço de energia.

Contratos de swaps

Troca entre diferentes tipos de energia, submercado de geração e consumo ou períodos, dependendo da necessidade do momento.

Operações de sazonalização

Compra e venda de energia de acordo com períodos de consumo e uso específicos.

    

Já ajudamos mais de 600 empresas em negociações de compra e venda de energia.

    

Podemos ser parceiros?

Nós sabemos como melhorar sua estratégia de compra e venda de energia

    

Algumas dúvidas que você pode ter

Como funciona a negociação de comercialização de energia?

A energia é comercializada em um mercado balcão (parecido com a Bolsa de Valores). Os contratos são registrados e liquidados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). As negociações ocorrem bilateralmente entre os compradores e o nosso time de venda. As soluções podem ser customizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

Minha fábrica fica no Nordeste. Posso comprar energia de uma usina que está instalada em outra região do Brasil?
Sim. Atualmente, quase todo território do Brasil é interligado pelas linhas de transmissão. Porém, se você comprar energia de um submercado diferente do seu consumo estará correndo um risco de alteração de PLD entre os submercados. Para que isso não aconteça, oferecemos como solução os SWAPS de submercado, que mitigam esses riscos.
O que significa PLD?

PLD significa Preço de Liquidação das Diferenças, isto é, o valor que os agentes deverão pagar caso ultrapasse a quantidade de energia que havia inicialmente contratado pelo preço do mercado livre. Se uma empresa consumiu menos, recebe um crédito. Essa liquidação ocorre na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia).

Vamos ter uma parada para manutenção na fábrica em um determinado mês do ano. O que faço com a energia que já está contratada?
Você pode realizar um aditivo no contrato, renegociando o preço com o atual fornecedor, ou ainda vender via cessão de energia. Outra opção é receber o valor dessa energia liquidada ao PLD do mês, via CCEE.
Estamos realizando um estudo para aumentar nossa produção por apenas dois meses. É possível comprar energia para esse período?
Sim. Os produtos no Mercado Livre de Energia podem ser negociados bilateralmente e permitem esse tipo de transação. Procure nosso time para receber a cotação.
Atualmente nosso sistema exige 10 dias de pagamento após a inserção da nota fiscal. Como devo proceder?
Basta indicar essa necessidade na cotação, que não teremos problema em atender você. Somos flexíveis em relação aos dias de pagamento, no entanto, quanto maior o prazo, maior o valor a ser pago.
O consumo do meu comércio é bastante influenciado pelo consumo de ar condicionado, ou seja, é bem maior nos meses de calor. É possível comprar um volume maior de energia nesses meses?
Sim, podemos atender de acordo com o volume sazonal, fornecendo energia adicional nos meses que precisar.