News

Parceria Votorantim pela Educação inicia atividades em Curral Novo do Piauí, Araripina e Santa Filomena

Iniciativa da Votorantim Energia, PVE trará atividades voltadas ao engajamento da comunidade e aprimoramento das práticas de gestão educacional

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) - iniciativa da Votorantim Energia, com o apoio do Instituto Votorantim – iniciou o primeiro ciclo de atividades do ano em Curral Novo do Piauí, Araripina e Santa Filomena. O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional municipais.

A pactuação de compromissos entre a Votorantim e o governo municipal aconteceu em São Paulo, em abril, com a presença de 53 secretários de Educação e mobilizadores do programa. Estiveram no evento representantes de todo o Brasil que receberão o Programa, que atua junto a diretores, coordenadores pedagógicos e secretarias de educação.

As primeiras reuniões nos municípios de Curral Novo do Piauí, Araripina e Santa Filomena aconteceram de 15 a 22 de maio. Nessas cidades, o PVE está sendo desenvolvido na modalidade polo, com todas trabalhando o mesmo tema: “Espaços escolares como ambientes de aprendizagem”. Este formato possibilita o compartilhamento de experiências entre os municípios.

O próximo passo é identificar e engajar pessoas e instituições-chave, como Organizações Não-Governamentais (ONGs), pais, alunos, empresas, lideranças locais, gestores públicos, educadores, representantes de conselhos e mídia, entre outros. Eles formarão um grupo que discutirá os desafios e as soluções para fortalecer a educação local.
Serão três ciclos de atividades até dezembro, quando está prevista a realização de um evento de mobilização e boas práticas de gestão escolar e educacional - que marca o quarto ciclo, antes da avaliação do município segundo a matriz de competências do programa.

“As ações do PVE, somadas à participação ativa dos mobilizadores e comunidade, têm trazido resultados que mostram o aprimoramento das políticas municipais de educação, por meio do fortalecimento das competências dos gestores educacionais e escolares”, destaca Daniela Gerdenits, consultora de Responsabilidade Social da Votorantim Energia.

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Norma de Privacidade e Uso dos Sites da Votorantim Energia. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Norma.