Notícias

25 MAI 2021

ESG

Meio ambiente

Compartilhar:

Projeto de produção agroflorestal que transformou a realidade no campo em Ribeirão Claro (PR) é contado em livro

Com o apoio da Votorantim Energia, o livro pode ser consultado e adquirido gratuitamente no formato virtual

As experiências obtidas com a implantação do Sistema Agroflorestal e a transformação gerada nas propriedades rurais que integraram a iniciativa ganharam as páginas de um livro em Ribeirão Claro (PR). A obra, que traduz o projeto desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), é assinada por uma equipe de autores e conta com o apoio da Votorantim Energia e do Instituto Votorantim.

Com o tema “Sistema Agroflorestal – Princípios, metodologia, percepções, experiências e resultados na área rural de Ribeirão Claro (PR)”, o livro visa servir como um guia para a implantação do Sistema Agroflorestal na região. Em 74 páginas, o leitor poderá encontrar todas as experiências e os conhecimentos obtidos no decorrer do projeto e contempla descrições detalhadas como: as espécies plantadas, como desenvolver cada uma, técnicas de manejo, histórico das propriedades e o desenvolvimento de cada etapa.

Outro ponto destacado na obra é o fato do projeto estar alinhado aos ideais de desenvolvimento social. “O Sistema Agroflorestal vai muito além da geração de trabalho e renda, ele vem ao encontro das metas de desenvolvimento sustentável que a Votorantim Energia acredita ser possível, e necessária, para garantirmos o nosso futuro, hoje. O plantio de árvores, a produção de alimentos orgânicos, sem agredir ao meio ambiente, contribuem para o clima, para a segurança alimentar, entre tantos outros benefícios para toda a comunidade. Apoiar o lançamento deste livro é motivo de orgulho e esperamos que este seja somente o primeiro passo, que mais pessoas vejam que é possível, e viável economicamente, produzir preservando o meio ambiente”, destaca Thiago Nogueira, coordenador de Sustentabilidade da Votorantim Energia.

A experiência deu tão certo que algumas propriedades já triplicaram o tamanho da área destinada ao sistema e o mais importante estão tendo renda. De uma área degradada e subutilizada, hoje os agricultores produzem figo, abacate e pupunha, além de hortifrútis variados e pequenas plantas com ciclos rápidos, todas orgânicas, sem agredir o meio ambiente. “Este foi um experimento grande, de longo prazo, que deu muito certo. Por isso, a ideia do livro. Nele, indicamos quais as melhores florestas, o que deu certo e o que não deu, para que o agricultor da região que tenha interesse em implantar o sistema tenha um direcionamento. Dentre esses conhecimentos, muitos são dos próprios proprietários, que têm suas histórias e experiências narradas”, destaca Rodrigo de Souza Poletto, doutor em Ciências Biológicas, professor da UENP e um dos autores do livro.

A obra é uma conquista para a região. “Para nós é um orgulho contar a experiência de pessoas aqui da nossa região que aceitaram receber os pesquisadores e abriram seus lares para que pudessem compartilhar todas as conquistas. Agora, outras pessoas terão acesso a esses relatos inspiradores, onde poderão colocar em prática as técnicas compartilhadas e gerar novas ações transformadoras” completa Marco Resende, gerente do Complexo Paranapanema.

 

Lançamento

O lançamento oficial do livro será realizado no dia 9 de dezembro, às 19 horas, em um evento virtual para convidados. A edição pode ser adquirida gratuitamente no formato E-book (virtual), por meio do endereço: https://www.editoramadreperola.com/wp-content/uploads/2020/11/EBOOK_saf.pdf

A obra é da editora Madrepérola e possui a autoria de Rodrigo de Souza Poletto, doutor em Ciências Biológicas e professor da UENP, em conjunto com Danilo Miralha Franco, Flávio Guilherme dos Santos, Luis Eduardo Azevedo Marques Lescano, Rafael Alvim Gonzaga de Oliveira, Thaynara Aparecida Machado, Viviane, Sandra Alves e Wellington Aparecido de Oliveira.

 

Informações à Imprensa

Performa Comunicação

Luciana Navarro | luciana.navarro@performa.com.br | 12 99760 7047

Fernanda Turco | fturco@performa.com.br | 12 98158 4205

 

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Norma de Privacidade e Uso dos Sites da Votorantim Energia. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Norma.