Notícias

Compartilhar:

Parceria Votorantim pela Educação inicia o segundo ciclo de atividades em Miracatu

Iniciativa da Votorantim Energia busca engajar a comunidade para o aprimoramento da qualidade de ensino no município

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), iniciativa da Votorantim Energia, por meio do Instituto Votorantim, deu início em julho ao segundo ciclo de atividades em Miracatu, sob a temática “Gestão pedagógica inclusiva”. O PVE contribui para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e do apoio à qualificação das práticas de gestão educacional municipais.

Nessa nova etapa, o grupo de mobilização – formado por educadores, alunos, membros da sociedade civil e instituições locais – foi dividido em três turmas, para que possa debater sobre os desafios, em termos de inclusão social, que o município tem enfrentado e de que forma cada um pode contribuir para mudar esse cenário. Esse debate é norteado por uma pesquisa realizada no primeiro ciclo, respondida pelas próprias instituições de ensino de Miracatu, que resultou num diagnóstico de como a inclusão social é tratada na rede pública de ensino.

“As ações contemplam reuniões, visitas às escolas e o planejamento de iniciativas que visem a inclusão social. Uma delas é aproximar cada vez mais os pais do ambiente escolar. Por isso, eles foram cadastrados na plataforma Educa Mais Brasil. A ferramenta envia, regularmente, mensagens de SMS para o celular dos pais, com informações e dicas sobre educação inclusiva e avisa, ainda, sobre as datas das reuniões de pais e mestres”, diz a consultora de Sustentabilidade da Votorantim Energia, Daniela Gerdenits.


Primeiro ciclo – Na primeira fase do programa, os alunos conheceram o desafio Criativos da Escola. A iniciativa celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores, estão transformando as escolas, os alunos e suas comunidades.

Em Miracatu, os alunos das escolas participantes do PVE já apresentaram seus projetos. Entre eles, ações que para alfabetizar adultos, conscientizar sobre a coleta seletiva, resgatar pontos históricos da cidade, preservar de nascentes de água e revitalizar uma sala de leitura.

Os melhores projetos concorrerão ao concurso nacional. As 11 equipes premiadas viajarão para o Rio de Janeiro (RJ) para participar de oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração.

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Norma de Privacidade e Uso dos Sites da Votorantim Energia. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Norma.