Produzindo energia eólica

Mais de 400 mil residências: esse é o potencial da energia eólica gerada pela Votorantim Energia.

Por se originar do vento – fonte inesgotável e limpa, que não produz gases do efeito estufa e requer menos terreno para instalação –, o impacto ambiental dessa energia é bem menor em comparação com as demais formas de captação.

A gente acredita nesse tipo de energia. Os complexos Ventos do Piauí I e Ventos do Araripe III, estão localizados no nordeste do Brasil - região considerada a de maior eficiência do mundo em termos de energia eólica - e já somam 21 parques, mas não paramos por aqui: Com um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, iniciaremos em 2021 a construção dos complexos Ventos do Piauí II e III, que contarão com mais 10 parques eólicos. 

Para onde vai a energia eólica?

Aproximadamente 90% de tudo o que é produzido nos nossos parques eólicos vai para casas e empresas de todo o País que contratam energia pelo Mercado Cativo, enquanto o restante é destinado aos clientes do Mercado Livre de Energia.

Nossa produção

21
parques eólicos
254
aerogeradores: 98 em Ventos do Piauí e 156 em Ventos do Araripe III
564 MW
de capacidade instalada
+
Construção (2021)
+10
Parques eólicos
Ventos do Piauí II e III | Previsão do início da produção em 2022
+
Construção (2021)
+93
Aerogeradores
Ventos do Piauí II e III | Previsão do início da produção em 2022
+
Construção (2021)
+409 MW
Capacidade
Ventos do Piauí II e III | Previsão do início da produção em 2022

Força energética

Viabilizamos a produção de energia em 49 empreendimentos no País, 28 usinas hidrelétricas e 21 parques eólicos, entre ativos de autoprodução da holding Votorantim S.A. e outros administrados por meio de consórcios e uma joint venture. Trazendo a experiência da Votorantim no nome, a VE detém um dos menores custos e despesas operacionais do setor, garantindo competitividade para as empresas sob sua gestão.

Autoprodução de Energia

A Votorantim Energia tem mais de 100 anos de experiência em desenvolvimento, construção, operação e manutenção de ativos. Utilize nosso investimento e expertise para suprir sua demanda de energia de longo prazo, a preços competitivos.

Previsibilidade

Assinatura de um contrato PPA (acima de 10 anos), a preços pré-acordados. 

Sustentabilidade

Adquira energia limpa, gerada em parques eólicos, e ajude a construir um amanhã melhor

Isenção de encargos

Diminua os investimentos necessários nos ativos de geração e usufrua dos benefícios da autoprodução durante a vigência do PPA

Segurança

Conte com a expertise e a solidez do grupo Votorantim e de um dos maiores fundos de investimentos do mundo - CPP Investments

 

Trabalhamos para o crescimento da produção de energia eólica no Brasil, acreditando que o amanhã tem potencial para ser melhor.

Quer conhecer o nosso projeto?

E-mail: comercial@venergia.com.br Telefone: (11) 2874-2590

Algumas dúvidas que você pode ter

Como é produzida a energia eólica?
A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos. Aerogeradores captam com suas hélices, ligadas a uma turbina, a força do vento no local onde foram instalados e acionam um gerador elétrico. Resulta daí a energia eólica de maneira abundante, renovável e limpa.
Quando foi inventada a energia eólica?
Essa fonte é usada há mais de 3 mil anos. Nos primórdios, eram moinhos que bombeavam ou drenavam água, moíam grãos e realizavam outras atividades, mas, em certa medida, todos dependiam de força mecânica. Com o tempo, começaram a utilizar a força dos ventos para gerar tanto força mecânica quanto energia elétrica. O avanço tecnológico possibilitou a criação de aerogeradores e, assim, uma quantidade maior de energia passou a ser gerada até surgirem os primeiros parques eólicos.
Se a energia eólica é tão antiga, por que ela só se popularizou mais nas últimas décadas?
Foi após a crise internacional do petróleo, na década de 1970, que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e a aplicação de equipamentos em escala comercial.
Onde foi instalada a primeira turbina de energia eólica no mundo? E no Brasil?
A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo. No Brasil, a primeira turbina de energia eólica foi instalada em Fernando de Noronha (PE), em 1992. Na época, a geração de energia elétrica correspondia a 10% da energia gerada e consumida na ilha. Com isso, foram economizados 70 mil litros de óleo diesel por ano.
Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Também usamos dados pessoais, conforme a Norma de Privacidade e Uso dos Sites da Votorantim Energia. Ao continuar a navegar, você concorda com nossa Norma.